Sentimento de pertencimento: entenda sua importância e veja 8 dicas para gestores promoverem o bem-estar dos funcionários
23 de novembro de 2022Abertas as inscrições para nova turma do MBA Gestão Estratégica da Promoção em Saúde e Bem-Estar
29 de novembro de 2022A 25ª edição, que acontece no próximo dia 1º de dezembro, terá 21 empresas finalistas. A premiação, que já contemplou mais de 100 organizações nacionais e globais de diferentes portes e impactou mais de 600 mil vidas, consagrou-se como o maior reconhecimento nacional das práticas de qualidade de vida e promoção de saúde em ambientes de trabalho
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) promove, no dia 1º de dezembro, a partir das 14h, a cerimônia de entrega do 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV). A premiação visa reconhecer e valorizar as empresas que seguem as melhores e mais consistentes práticas de excelência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida em ambientes corporativo.
Ao longo de seus 25 anos, completados em 2022, o PNQV consagrou-se como o mais relevante reconhecimento aos programas de qualidade de vida aplicado nas mais robustas e modernas organizações em todo mundo. Ele está fundamentado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), adaptado aos objetivos dos Programas de Qualidade de Vida e à Gestão das suas atividades, bem como ao Modelo de Ambiente de Trabalho Saudável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Assim, nessa trajetória, mais de 100 organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram contempladas pelo PNQV e mais de 600 mil vidas foram impactadas diretamente com saúde e bem-estar através de ações gerenciais e estratégias organizacionais.
“Trata-se da premiação mais tradicional nesse campo em nosso país. Ela traz atualizações e aprimoramentos constantes, sempre alinhados às necessidades e às transformações do universo organizacional sob o aspecto de saúde como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto para a empresa quanto para sua população e sociedade”, destaca a diretora de Certificação da ABQV, Sâmia Aguiar Brandão Simurro.
Conceitos ESG e ODS
Este ano, seguindo as tendências e as imposições do novo mundo para a integração dos conceitos de ESG (sigla para environmental, social and governance, que significa ambiental, social e governança) com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que vêm ganhando maior repercussão no cenário corporativo global, o PNQV 2022 dá destaque às práticas voltadas a esses temas. Dessa forma, busca conectar todos os conceitos e provocar reflexões mais aprofundadas a respeito de onde eles se encaixam no cotidiano de prevenção e promoção de saúde.
“Com esse conceito, o papel do PNQV vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade através do incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos”, afirma Sâmia.
Finalistas
Superando em mais de 30% o número de empresas finalistas em relação a 2021, esta edição contempla 21 organizações que serão premiadas com o troféu PNQV em reconhecimento aos seus esforços em favor da saúde e da qualidade de vida conforme as pontuações alcançadas divididas em três níveis: excelência em gestão, boas práticas ou práticas evidentes em gestão.
“O interesse no PNQV cresceu bastante. Trata-se da mais antiga e reconhecida premiação na categoria e, embora alguns outros prêmios contemplem qualidade de vida e saúde, o PNQV, realizado pela ABQV, é o único que tem critérios fundamentados em gestão para melhorias contínuas, além de ser mais abrangente e específico, seguindo metodologias e aplicações internacionais com base na integração dos modelos já mencionados. Acho que isso tem atraído a participação das empresas”, explica a diretora de Certificação.
As empresas finalistas aos 25º PNQV são:
- Abbott
- Accenture
- Alstom
- CCR
- Cielo
- Copel Energia
- Dasa
- Fundação Copel
- Greenbrier
- Grupo Marista
- Hospital Adventista Manaus
- IFood
- Oracle
- Petrobras
- Secretaria de Economia do Distrito Federal
- Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia
- Totvs
- Vale
- Veracel
- Via S.A.
- Walt Disney Company Brasil
A cerimônia de entrega do 25º Prêmio Nacional de Qualidade de Vida será híbrida: presencial para convidados no auditório da Associação Paulista de Medicina (APM) e online para o público por meio da transmissão ao vivo pelo canal da ABQV no YouTube. Inscreva-se AQUI e acione o lembrete para acompanhar a premiação.
Na oportunidade, também serão homenageados os mantenedores da ABQV, que, além de compartilharem o propósito da entidade de inspirar vidas com saúde e bem-estar, ocupam um papel fundamental na sustentabilidade das atividades da Associação.
Categorias e certificação
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida é dividido em quatro categorias:
- Empresa de Base Nacional (organização que tenha acima de 10 mil funcionários e com base em pelo menos dez estados)
- Grande Empresa (500 empregados)
- Média Empresa (entre 100 e 499 funcionários)
- Micro e Pequena Empresa (organização com até 99 trabalhadores)
E a certificação do PNQV tem quatro níveis:
- Nível 4 (Certificação Ouro — Excelência em gestão): pontuação acima de 90% dos critérios
- Nível 3 (Certificação Prata — Boas Práticas): pontuação entre 80% e 89% dos critérios
- Nível 2 (Certificação Bronze — Práticas evidentes em gestão): pontuação entre 70% e 79% dos critérios evidenciados
- Nível 1 (em processo para certificação): pontuação abaixo de 69%, inclusive dos critérios evidenciados (neste caso, as empresas passam a ser preparadas para alcançar os próximos níveis)
Para participar da premiação, as empresas preenchem um formulário de autoavaliação e as que alcançam pontuação suficiente, após análise da Comissão Avaliadora, classificam-se para a segunda fase, quando passam a enviar eletronicamente as evidências comprobatórias.
As organizações finalistas apresentam seus cases para uma banca avaliadora formada por renomados especialistas independentes, que fazem a avaliação final.
Essas empresas são convidadas a apresentar os seus cases em fóruns e reuniões da ABQV, aumentando a visibilidade e o fortalecimento das imagens interna e externa das organizações e dos seus programas de qualidade de vida, tornando-se uma referência para o mercado.