Ambiente saudável é importante para evitar custos com nova lista de doenças associadas ao trabalho
14 de dezembro de 2023Promover confraternização pode estimular a socialização e motivar os colaboradores
15 de dezembro de 2023Mais de 130 empresas nacionais e globais já foram premiadas e reconhecidas por sua excelência em ações e estratégias que propõem um futuro com mais saúde
O Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV) é a maior premiação e o mais nobre reconhecimento voltada à valorização das melhores e mais consistentes práticas de promoção de saúde e qualidade de vida em ambientes corporativos aplicadas nas mais robustas e modernas organizações em todo o mundo.
Respeitado internacionalmente, o PNQV, promovido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), em 2023, chegou a sua 26ª edição, reconhecendo e premiando programas de bem-estar nas organizações, que se destacam pelas boas práticas e efetividade em suas ações em prol da saúde dos trabalhadores.
A premiação, realizada em 5 de dezembro, contemplou 18 empresas por suas iniciativas alinhadas às necessidades e transformações do universo organizacional sob o aspecto da saúde como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável e a obtenção de resultados, tanto para a companhia quanto para seus colaboradores, familiares e a sociedade.
“Com esse conceito, o papel do PNQV vem sendo ampliado e cumprido com fidelidade por meio do incentivo e fomento para que as práticas gerenciais e estratégias de governança estejam ajustadas com a proposta de se obter ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis para todos. As empresas reconhecidas pelo prêmio demonstram que é possível alinhar sucesso corporativo com o bem-estar de seus colaboradores”, afirmou a presidente da ABQV, Rita Laert Passos, durante a entrega do 26º PNQV.
Mais saúde e bem-estar
Dessa forma, mais de 130 organizações nacionais e globais de diferentes portes já foram contempladas pela premiação e mais de 1 milhão de vidas foram impactadas diretamente com ações de promoção de saúde e bem-estar.
“Desde sua criação, o PNQV visa estimular, orientar, dar visibilidade às empresas que implementam as boas práticas de qualidade de vida e conseguem êxito na melhoria da saúde e bem-estar dos seus profissionais. A ABQV deseja estimular e ajudar para o aprimoramento dessas práticas com a premiação”, destacou Sâmia Aguiar Brandão Simurro, diretora de Certificação da entidade e coordenadora do PNQV.
Ela revelou que, ao longo de duas décadas de premiação, vem crescendo o interesse das empresas em participar do prêmio pelo reconhecimento externo e credibilidade que ele proporciona às ações de promoção à qualidade de vida dos trabalhadores. Com isso, também houve o aprimoramento nos critérios para as avaliações dessas iniciativas.
“Queremos o desenvolvimento contínuo dessas práticas e certificar as organizações que cuidam de seus talentos. É bonito ver uma rede que propõe um futuro de mais saúde, cuidado aos colaboradores e para toda a sociedade!”, ressaltou.
Reconhecimento
A saúde é o maior bem que qualquer pessoa pode ter e indivíduos felizes e saudáveis contribuem para um bom clima organizacional e alcançam melhores resultados. Desta maneira, ser contemplada pelo 26º PNQV deixou as empresas vencedoras orgulhosas. Além disso, mostra que elas estão no caminho certo na promoção da qualidade de vida dos seus colaboradores.
“Esse prêmio é a coroação de todo o trabalho de uma equipe muito dedicada da área de Gestão de Gente e da Qualidade de Vida, que cuida de todos os colaboradores, com carinho como se fosse da nossa família. Estamos muito felizes de ter esse reconhecimento. Isso significa que temos o desafio de garantir que os nossos programas se mantenham no mais alto nível para ofertar saúde a todos”, revelou Ana Letífica Feller, diretora de Gestão Empresarial da Copel Pura Energia – empresa que recebeu a certificação ouro – Excelência em gestão e que obteve a maior pontuação geral do 26° PNQV.
Raquel Roth, gerente de Saúde e Wellbeing – Área ESG da JTI Processadora de Tabaco do Brasil, que concorreu pela primeira vez e já conquistou a certificação ouro, disse que “a premiação é muito importante para a empresa, porque as pessoas, os colaboradores estão no centro de tudo o que fazemos. O prêmio ratifica que estamos na direção certa”.
Para Nelly Mayumi Kon, médica do Trabalho e consultora da Gerência-Geral de Saúde e Bem-estar do Trabalho da Petrobras, que novamente certificada ouro, o PNQV representa a oportunidade de rever todos os programas de saúde, a estratégia para recalcular a rota.
“Afinal, a busca pela promoção do bem-estar e o cuidado integral à saúde do trabalhador devem ser constantes. Estamos nesse processo de melhoria contínua e participar do PNQV é a possibilidade de reavaliar todos os nossos programas e redirecionar para o caminho correto”, explicou.
Opinião reiterada por Lucas Simões Leite, coordenador de Saúde Ocupacional da Vale, que este ano chegou à certificação ouro. Para ele, a premiação traz um reconhecimento nacional importantíssimo para devolver os gestores e lideranças da mineradora, que compraram a ideia de fazer um programa dentro da empresa.
“Vai ajudar muito a expandir essa ideia também dentro da própria companhia. Esperamos galgar alguns marcos para a sustentabilidade junto ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas. Sem falar que o PNQV acaba também validando que estamos no rumo certo”, garantiu.
Esforço
A Cielo, premiada Prata em Boas práticas, afirmou, por meio de seu coordenador de Saúde Organizacional e Benefícios, Marcelo de Oliveira Martins, que o prêmio reconhece o esforço de anos olhando à saúde.
“Tínhamos a expectativa de ter dado o passo para o ouro, mas vejo como uma oportunidade para evoluir ainda mais para virmos fortes no próximo ano. A Cielo recebe essa premiação com muita felicidade e a certeza que estamos na direção certa.”
Claudia Tatiana Marques Riccotta, gestora de Benefícios, Qualidade Vida e Relações Trabalhistas e Sindicais da TOTVS – certificação prata –, contou que a empresa encontrou desafios no meio do caminho, mas é extremamente gratificante entender a proporção que suas ações podem causar nas vidas das pessoas.
“A premiação da ABQV dá visibilidade à organização e estimula os programas de bem-estar para o colaborador e sua família”, salientou.
Emocionada, Andiara Alves de Souza, especialista em Saúde e Bem-estar da Veracel Celulose, recebeu o troféu do PNQV pela certificação bronze — Práticas evidentes em gestão, e disse que a premiação é um reconhecimento extremamente importante para organização.
“Estamos, desde 2020, desenvolvendo inúmeras ações de forma sistematizada, buscando justamente promover saúde e bem-estar para os nossos colaboradores. Esse reconhecimento traz para nós a concretização dos nossos objetivos.”
Pela primeira vez participando do PNQV, o Grupo Cataratas foi reconhecido em Processo para Certificação. Seu líder de Qualidade de Vida e Bem-estar, Jefferson Yan, disse que o PNQV representa um grande passo para a empresa na missão de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para todos os seus colaboradores. “Representa um marco muito significativo no trabalho da equipe de gênero, cultura e carreira, uma busca por tornar mais robusto esse alcance, na qualidade de vida e bem-estar de todos os nossos funcionários”, finalizou.
Fotos: Oh! Filmes