ABQV fala ao jornal Folha de S.Paulo sobre namoro no trabalho
10 de novembro de 2023O que é a comunicação não violenta (CNV) e como aplicar no ambiente de trabalho
22 de novembro de 2023Evento referência na América Latina tem início segunda-feira (20/11), às 9h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em SP
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) vai abrir o 5º Global Summit Telemedicine & Digital Health APM – evento mais relevante de Saúde Digital e Telemedicina da América Latina. Promovido pela Associação Paulista de Medicina, o evento tem início às 9h, no dia 20/11, e segue até o dia 22/11.
O vice-presidente da ABQV, Eduardo Bahia Santiago, explica que é da essência da entidade o compartilhamento do conhecimento, dos processos de inovação e atualização. Estar em um fórum da relevância científica do GS APM trará benefícios aos associados e profissionais do campo da qualidade de vida nas organizações, quer pela aquisição de conhecimento, quer pelo convívio com tantos especialistas durante o evento.
“É mesmo uma ótima oportunidade de avaliar o quanto cada organização está próxima dos recursos tecnológicos voltados à saúde”, destaca.
Ele comenta que a saúde digital é o tema do momento e que precisa ser incluído no modo de pensar e estruturar o cuidado, possibilitado pelo pleno usufruto da inteligência artificial voltada ao bem-estar, bem como pela ampliação do acesso aos serviços e recursos de saúde.
“Importante destacar sua contribuição para a adesão das pessoas às mudanças de estilo de vida, bases para uma melhor e mais longa vida”, afirma Santiago.
Experiências de sucesso
A participação da ABQV será no Painel Nacional “Estratégias em Saúde Digital para a Qualidade de Vida nas Organizações”. Alberto José Niituma Ogata, membro da Comissão Honorária da entidade, será o moderador do debate, que vai abordar as experiências com saúde digital nos ambientes de trabalho e apresentar cases reconhecidos pelo Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), que contemplam iniciativas com o uso de tecnologia diferenciada.
As novas soluções tecnológicas, na opinião do especialista, têm o potencial de inovar e melhorar o acesso ao cuidado, a qualidade da atenção e aumentar a eficiência do setor.
“Deste modo, está bem estabelecida que a saúde digital é uma importante aliada para a promoção da saúde e do bem-estar nas organizações”, afirma.
Fato comprovado por Carolina Junqueira, coordenadora de Saúde e Bem-estar da Oracle América Latina e membro do Conselho Deliberativo da ABQV. Para ela, que participará do painel com a palestra “Uso da tecnologia para o engajamento dos participantes nos programas de qualidade de vida”, a telemedicina e a saúde digital desempenham um papel fundamental na abordagem de cuidados de saúde.
“Antes mesmo da pandemia de Covid-19, já trabalhávamos com a prestação de serviços de saúde digital, com iniciativas planejadas para alcançar um público mais amplo e áreas onde não tínhamos presença física”, conta.
Com a crise sanitária, a médica diz que conseguiu tornar essa abordagem uma parte regular da rotina da empresa, o que, para um gestor de saúde ocupacional e qualidade de vida, representou uma mudança significativa.
Já a telemedicina permitiu gerenciar recomendações e atestados médicos de forma remota, estando mais próximos dos funcionários no dia a dia.
“Portanto, a transição para a saúde digital representou uma mudança significativa na abordagem da saúde e nos programas de prevenção às doenças, qualidade de vida e bem-estar”, explica.
Valor essencial
Lidar com inovação e tecnologia de forma eficaz implica compreender o impacto da saúde digital. O principal desafio enfrentado pelas empresas e gestores, segundo a coordenadora, é reconhecer e fazer com que as pessoas enxerguem a saúde como parte dos negócios e como um valor essencial dentro da empresa. Tanto individual quanto coletiva, a saúde tem o poder de influenciar profundamente todos os aspectos de uma organização, incluindo o senso de propósito, a cultura organizacional e o clima de trabalho.
“Compreender que ela oferece uma oportunidade neste contexto é essencial, e não se trata apenas de integrar a saúde à organização, mas também reconhecer que, em um mundo cada vez mais digital, podemos promover o cuidado e a assistência por meio de relacionamentos e conexões entre as pessoas”, ressalta.
Carolina ainda salienta que o Global Summit APM é a oportunidade de disseminar conhecimento especializado em áreas que não fazem parte do cotidiano das empresas, permitindo a conexão com diferentes situações, realidades e experiências das organizações.
“Um evento como esse proporciona a chance de vivenciar outras perspectivas e experiências, por meio das quais podemos adaptar e aplicar para a nossa realidade, enriquecendo nossa abordagem”, conclui.
Também participarão do debate Cristiane Arango, gerente de Saúde Assistencial e Bem Estar da Eurofarma, com a palestra “A tecnologia como aliada na gestão integrada com o plano de saúde”, e Talita Teixeira, especialista em Qualidade de Vida e Bem-estar da Cielo, que vai falar sobre a “Saúde digital como ferramenta poderosa dos programas de qualidade de vida”.