Promover ações para uma maternidade plena também é compromisso com o bem-estar dos colaboradores
1 de maio de 2023Rotina de hábito saudáveis é fundamental para trabalhador ter saúde
4 de maio de 2023Iniciativa do Movimento Gerar Bem-Estar, da ABQV, em parceria com a Aon, reconhece empresas comprometidas em impulsionar a qualidade de vida no trabalho
A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), em parceria com a Aon, lançou, em maio, o Selo Gerar Bem-Estar, que visa reconhecer e premiar as empresas que se destacam na promoção da qualidade de vida no trabalho. A iniciativa é um símbolo de comprometimento e excelência, evidenciando o esforço das organizações em criar ambientes corporativos saudáveis e acolhedores.
Como conquistar o Selo Gerar Bem-Estar?
Para conquistar o Selo Gerar Bem-Estar, as empresas devem aderir ao Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE) – iniciativa inédita da ABQV, que tem o propósito de incentivar a cultura da saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças no contexto do trabalho, por meio do estímulo de ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais – e aplicar o Índice de Resiliência Corporativa, uma ferramenta de avaliação da Aon, que considera diversas variáveis relacionadas à qualidade de vida no trabalho e aponta o nível de maturidade das diferentes práticas de bem-estar no nível organizacional e nas dimensões contempladas no Wellbeing Corporativo.
Leia também: Movimento Gerar Bem-Estar supera metas de empresas interessadas para 2023
Além disso, é essencial que as organizações demonstrem boas práticas e avanços consistentes em seus esforços para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
“O objetivo principal do Selo Gerar Bem-Estar é estimular e reconhecer as boas práticas no ambiente corporativo, incentivando as empresas a investirem cada vez mais na promoção da qualidade de vida no trabalho”, afirma Ubaldo Fonseca, diretor médico de Saúde, Wellbeing e Analytics da Aon.
Ao estabelecer critérios e requisitos para a conquista do Selo, a ABQV e a Aon buscam impulsionar o aprimoramento contínuo das organizações nesse aspecto fundamental para o bem-estar dos colaboradores.
Benefícios
Ao receber o Selo Gerar Bem-Estar, as empresas conquistam uma série de benefícios significativos. Entre eles, destaca-se:
- a melhoria do clima organizacional;
- o aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores;
- além do fortalecimento da imagem corporativa.
Esses benefícios impactam diretamente no desempenho e na produtividade da empresa, além de proporcionar um ambiente mais saudável e harmonioso.
O Selo Gerar Bem-Estar representa um marco importante na busca por ambientes de trabalho mais saudáveis e na valorização do bem-estar dos colaboradores. Ao adotar práticas que promovem a qualidade de vida no trabalho, as empresas demonstram sua preocupação com o desenvolvimento humano e fortalecem suas bases para o futuro.
Adesão ao MGBE
A adesão ao Movimento Gerar Bem-Estar pode ser feita pelo site www.gerarbemestar.com.br em duas categorias:
- Apoiadores institucionais: organizações e instituições, que compartilham com o propósito da entidade e demonstrem ações efetivas por meio de programas de promoção da saúde e bem-estar com foco nos seus trabalhadores, além de engajamento em iniciativas para sociedade.
- Signatários: organizações e instituições de todas as regiões do Brasil, segmentos de negócios e portes, públicas ou privadas que praticam ações de bem-estar e qualidade de vida em benefício de seus ambientes de trabalho e pretendem avançar.
Os associados do MGBE tem como benefícios cursos, sugestões de ações alinhadas ao calendário do Ministério da Saúde e outras alusivas a cada dimensão do bem-estar, encontros para aprofundamento no método dos 4 Cs, e assim ter as ferramentas necessárias para gerar ainda mais saúde e bem-estar em suas organizações, entre outros.
A iniciativa visa:
- Apoiar toda e qualquer ação em prol da promoção da saúde e do bem-estar do trabalhador para a sustentabilidade do negócio.
- Gerar valor para pessoas, empresas e organizações, de diversos segmentos e tamanhos, através do método dos 4 (quatro) Cs:
- Conscientizar – sobre a importância das ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
- Conhecer – as melhores práticas nacionais e internacionais para a gestão de saúde e bem-estar corporativo;
- Compartilhar – cases de iniciativas de saúde e qualidade de vida, propiciando insights e conhecimento e gerando um ciclo virtuoso em prol do bem-estar no trabalho; e
- Conectar – pessoas que lideram e apoiam iniciativas de saúde e bem-estar em empresas e organizações de diferentes portes e segmentos.
- Gerar bem-estar através da difusão de conhecimento sobre todas as oitos dimensões: física, emocional/mental, ambiental, financeiro, ocupacional, social intelectual e espiritual – e todos os determinantes sociais da saúde.