Promessas de transformações na promoção da saúde nos ambientes de trabalho encerraram as atividades do 21º CBQV
17 de outubro de 2023Premiação do Movimento Gerar Bem-Estar incentiva a cultura da saúde nos ambientes corporativos
18 de outubro de 2023Realizada pelo segundo ano consecutivo no CBQV, a ação se consolidou como um radar de inovação na área de saúde corporativa
Conectar o ecossistema de inovação junto ao hub de conhecimento foi o objetivo do ABQV Startup Experience 2023, realizado pelo segundo ano consecutivo durante o 21º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida (CBQV). Realizado pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, o evento ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, no Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-libanês, na capital paulista.
A proposta da iniciativa é contribuir para a aceleração de conexões entre necessidades e soluções que impulsionam a implementação prática de produtos e serviços inovadores em saúde, qualidade de vida e bem-estar apresentados pelas startups. A ação se consolidou como um radar na área de saúde corporativa, gerando grandes reflexões para os profissionais e empresas que estiveram presentes.
“Mais uma vez, o Startup Experience proporcionou a fusão de dois pilares da ABQV – inovação e conhecimento –, estabelecendo conexões que estimulam soluções e abordagens voltadas aos desafios de saúde e bem-estar corporativos”, destaca Viviane Coelho Lourenço, diretora de Gestão da ABQV.
Além disso, a geração de espaço para as healthtechs – startups que atuam na área da saúde para solucionar problemas com inovação e tecnologia –, que têm transformado a qualidade de vida no trabalho com soluções tecnológicas revolucionárias, contribui para o fortalecimento da entidade.
“Dessa forma, a ABQV atua como um hub que conecta profissionais e empresas que necessitam de soluções inovadoras e que encontram no Startup Experience uma forma de compreender as novas tecnologias na área de saúde e bem-estar”, explica a diretora.
Leia mais: ABQV Startup Experience se consolida como ecossistema de inovação
Elevator Pitch
No primeiro dia do 21º CBQV, a programação do Startups Experience foi realizada visando trazer elementos estratégicos do processo de inovação. Assim, foi realizado Elevator Pitch em que as seis startups foram participantes :
- Health Games;
- Juntos Educação Parental;
- Livity;
- Livon;
- Mindify; e
- Pausa Ativa.
Elas apresentaram suas soluções e seus impactos transformadores para uma banca formada por seis avaliadores:
- Conrado Tramontini, gerente de Garagem DeepTech e Agilidade no Hospital Sírio-Libanês;
- Fernando Cembranelli, CEO da HiHub.Tech;
- Hálef Soler, head de Inovação da Oracle;
- João Justo, especialista em Startup e Inovação;
- Leonardo Gross, líder de Produtos Digitaisna GE Healthcare;
- Paula Mateus, da investidora e Advisor na Flip Saúde.
Cada especialista destacou pontos de amadurecimento das soluções e do modelo de negócio.
“Os feedbacks da banca foram valiosos e serviram como guia para que essas startups continuem a escalar e evoluir em produtos e novas funcionalidades“, ressalta Viviane.
Em seguida, foi realizada a palestra “Teses de Investimento para Healthtech”, com Fabio Nanci Gonçalves, líder da Vertical de Healthtech Anjos do Brasil e diretor-técnico da Asap. Ele salientou que investir em startups na área de saúde e bem-estar está ligado à geração de valor para os colaboradores dentro das empresas, sem perder de vista a sustentabilidade nas organizações.
Tour Guiado
Na manhã do segundo dia do evento, foi realizado o Tour Guiado para aproximar modelos de negócios inovadores com as necessidades das corporações presentes no 21º CBQV.
A ação consistiu em uma espécie de roteiro em que os conselheiros da ABQV, Cristiane José, Fleury Johnson e Meire Blumen, guiaram os congressistas pelas startups presentes ao evento.
“O objetivo desta ação foi contribuir para um espaço de conexão e gerar “match” entre os modelos de negócios desenvolvidos pelas startups e as necessidades das empresas que estiveram no CBQV 2023”, detalha Viviane.
Sobretudo, a diretora avalia que a programação do Startup Experience 2023 ressaltou a importância de se compreender que no ecossistema de inovação, onde empresas, pessoas, universidades, startups e governo se conectam, evoluem para a aceleração do desenvolvimento de soluções inovadoras e na qualidade de vida.
Resultados
As seis startups que estiveram presentes, de acordo com Viviane, perceberam no CBQV uma grande ponte para alavancar suas soluções inovadoras e buscar melhoria contínua de seus produtos.
“Inclusive, todas as startups assinaram um termo de disposição para continuarem com esse movimento para o Congresso de 2024”, revela.
Fato comprovado por Daniel Heller, co-founder and Sales da Livon. Ele comenta que o novo formato do Startup Experience trouxe o espaço das healthtechs para próximo dos estandes das empresas participantes da feira Expo Qualidade de Vida, o que aumentou muito a visibilidade e a interação com os congressistas.
“A quantidade de participantes que visitaram o nosso estande para conhecer as soluções foi um dos pontos positivos. Além disso, como resultado conseguimos 19 leads/contatos de empresas para futuras reuniões”, comenta Heller, ressaltando que o público do CBQV é ICP (perfil de cliente ideal) perfeito para a Livon.
“Já confirmamos a nossa participação no ABQV Startup Experience 2024”, salienta Heller.
Experiência agregadora
Opinião reiterada por Victor Zeitune, sócio e fundador da Livity. Ele comenta que a experiência na ação da ABQV foi “maravilhosa e agregadora”.
“A organização da entidade nos deu bastante suporte antes e durante o evento. A participação como expositor e a oportunidade de apresentar a Livity foi extremamente enriquecedora para dar visibilidade a nossa solução”, afirma o empresário.
Para ele, a oportunidade de estar em contato com o público-alvo da sua startup durante os dois dias do 21º CBQV, apresentar a solução no Elevator Pitch, além de receber o feedback de mentores/especialistas do mercado foram os pontos importantes para a evolução da sua tecnologia.
“O evento nos possibilitou estabelecer contato com profissionais de todo o Brasil, que são responsáveis pelo bem-estar e saúde corporativa. Evoluindo para conversas mais sólidas, em que teremos a oportunidade de conhecer melhor os desafios enfrentados pelas organizações e ajudá-los em relação ao tema, possibilitará gerar novos negócios”, conta Zeitune.
E o empresário afirma que: “Para 2024, temos total interesse em participar novamente do Startup Experience, pois acreditamos que será fundamental para o crescimento e a consolidação da nossa presença no mercado”.
Confira também: Startup Experience ABQV 2022 atinge objetivos ao aproximar negócios inovadores a investidores
Fotos: Oh! Filmes