Nutrição é fundamental para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e para os resultados das organizações
17 de abril de 2023Empresas precisam desenvolver olhar humanizado para promover a qualidade de vida dos trabalhadores
25 de abril de 2023Afinal, o que vem por aí com o RH 5.0? Confira algumas das principais tendências de recursos humanos e esteja preparado para as mudanças
A introdução de diferentes tecnologias nas últimas décadas fez com que uma série de atividades sofressem revoluções sem precedentes. De qualquer forma, essas mudanças ainda não terminaram e a implementação de tendências de recursos humanos dentro do chamado RH 5.0 pode ganhar ainda mais espaço, visando priorizar aspectos como qualidade de vida, bem-estar e diversidade.
Tal conceito tem forte relação com as mudanças impostas pela pandemia de Covid-19, que acelerou modificações que já estavam em curso, mas certamente demorariam anos para se consolidar. A partir disso, vale entender de que maneira a adoção de estratégias e soluções desenvolvidas no RH 5.0 pode alterar a forma como as empresas organizam suas rotinas e constroem seus ambientes de trabalho.
Afinal, o que é o RH 5.0 e como ele influencia nas tendências de recursos humanos?
Como já mencionado, o RH 5.0 está atrelado ao desenvolvimento tecnológico experimentado por praticamente todas as áreas da atuação humana. Com isso, o esperado é que os setores de recursos humanos passem a usar tais soluções não apenas para cumprir obrigações burocráticas, como também para promover melhores condições de trabalho. Isso certamente tem o potencial de ampliar a satisfação profissional dos envolvidos e facilitar o processo de retenção de talentos.
A partir disso, é possível, por exemplo, que o profissional que atua envolvido com a gestão de recursos humanos possa aproveitar o potencial de automação de diferentes tarefas e concentrar esforços na busca por soluções capazes de efetivamente contribuir para ganhos em qualidade de vida e melhoria no clima organizacional.
Ao mesmo tempo, as empresas devem estar preparadas para o acolhimento de novas demandas, principalmente a partir do momento em que as novas gerações entram no mercado de trabalho. Assim, é esperado que valores relativos à implementação de equipes cada vez mais diversas e inclusivas se tornem mais do que um diferencial e sim uma necessidade, levando em conta o impacto social gerado por qualquer negócio.
Em paralelo, o RH pode colaborar também com a estruturação de ações que incentivem a sustentabilidade dentro da empresa, seja reduzindo a necessidade de deslocamentos diários ou ainda repensando processos de modo a deixá-los ambientalmente amigáveis. Em um cenário no qual os indicadores ESG são cada vez mais demandados, tal abordagem é indispensável para o sucesso do empreendimento.
Que mudanças o RH 5.0 já provoca nas empresas?
Nenhuma revolução acontece do dia para a noite, claro. Contudo, pouco a pouco, algumas das principais mudanças provocadas pela reconfiguração do papel do setor de recursos são sentidas. Assim, vale a pena entender de que forma o RH 5.0 afeta o dia a dia de um negócio a partir de algumas tendências de recursos humanos.
1.Foco efetivo nas pessoas
Felizmente, os profissionais estão sendo cada vez menos vistos como uma peça em uma engrenagem (ou seja, que pode ser substituída a qualquer momento). Assim, eles devem ser sempre considerados a partir de suas particularidades e potencialidades.
A partir do momento em que a importância desse movimento é percebida, o colaborador tende a se sentir parte do negócio, mesmo trabalhando a distância, algo cada vez mais comum. Assim, o engajamento aumenta. Em certa medida, essa é uma forma mais inteligente de incrementar indicadores de produtividade.
2.Equilíbrio entre produtividade e bem-estar
Problemas de saúde mental foram um estigma por muito tempo. Quem convivia com o problema, era receoso sobre abrir-se sobre sua condição, por diversas razões. Nesses casos, o foco do RH deve estar em equilibrar as demandas da vida profissional para que ela não prejudique o bem-estar e gere adoecimento psíquico.
Ao mesmo tempo, os responsáveis pela gestão devem garantir o estabelecimento de um ambiente acolhedor para aqueles que eventualmente atravessem tal tipo de problema. Fornecer meios de garantir assistência adequada durante esse período também é recomendado.
3.Uso intensivo da tecnologia (em especial de recursos online)
Como já citado, a tecnologia é uma aliada para automatizar processos, principalmente aqueles maçantes e repetitivos. Além de liberar espaço na rotina dos responsáveis, esse tipo de solução reduz erros.
Logo, é importante manter o investimento em novas tecnologias, dentro do possível. Soluções para gerenciamento de trabalho remoto, distribuição de demandas e comunicação entre as equipes certamente contribuem para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido.
4.Maior flexibilidade
Poder escolher quando e onde trabalhar tende a se tornar um desejo cada vez maior entre parte dos profissionais. Por isso, as empresas devem estar preparadas para oferecer tal versatilidade.
É claro que nem todas as funções comportam tal dinâmica. Porém, a pandemia reforçou que muitas empresas podem transpor suas atividades para modelos remotos sem qualquer prejuízo.
5.Decisões orientadas por dados
Com parte considerável das atividades mediadas por dispositivos eletrônicos, é esperado que decisões dos mais diversos tipos sejam baseadas a partir da coleta e análise de dados. Isso otimiza a assertividade das escolhas e torna-as mais personalizáveis.
Tal abordagem pode ser feita desde a reformulação dos benefícios corporativos até a distribuição de demandas. Com os dados disponíveis, pode-se optar pelas escolhas que tragam os melhores resultados para a empresa e maior satisfação aos colaboradores.
Leia também: Sustentabilidade é fundamental na promoção da qualidade de vida
Como as empresas podem se preparar para as tendências de recursos humanos?
Como não poderia deixar de ser, nem toda mudança imposta por essa nova visão dos recursos humanos será de forma suave. As empresas podem enfrentar obstáculos para colocar em prática novas soluções. Pode ser difícil, por exemplo, encontrar formas de equilibrar o emprego dos recursos tecnológicos com o aproveitamento das competências individuais disponíveis nas equipes.
Adicionalmente, pode haver atritos na transição de ferramentas antigas para soluções novas. Do mesmo modo, barreiras culturais podem emperrar a relação entre diferentes gerações ou ainda de variadas visões de mundo. Apesar disso, os resultados obtidos fazem esse esforço valer a pena.
Em suma, as tendências de recursos humanos no âmbito do RH 5.0 tem como objetivo combinar os ganhos que a tecnologia oferece em diferentes tarefas, sempre colocando o foco no bem-estar e na qualidade de vida no que de mais valioso uma empresa tem, que são as pessoas.
Aproveite e veja o que esperar dos profissionais da geração Z no mercado de trabalho!
>REFERÊNCIAS:
What is HR 5.0?
https://ifca.asia/what-is-hr-5-0/
Recursos Humanos 5.0: Uma tendência que une tecnologia a uma gestão humanizada
https://startupi.com.br/recursos-humanos-tecnologia-gestao-humanizada/
RH 5.0: tecnologia em equipes de alto desempenho
https://distrito.me/blog/rh-5-0/
Conheça o RH 5.0 e entenda o que muda na gestão de pessoas