Jornada Regional de Qualidade de Vida, na Região Sul, vai debater as novas tecnologias e as tendências para o bem-estar corporativo
5 de abril de 2024Como promover o equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional?
10 de abril de 2024Iniciativa da ABQV visa incentivar a cultura de saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção de bem-estar e qualidade de vida dos profissionais
O Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE) – iniciativa inédita da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), lançado em novembro de 2022, durante o 20º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida –, superou as expectativas no seu primeiro ano de atuação.
Com o propósito de incentivar a cultura de saúde nos ambientes corporativos, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção de doenças no trabalho, por meio do estímulo de ações e programas de bem-estar e qualidade de vida nas corporações, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais, o MGBE tinha como meta para o seu primeiro ano (2023) ter 50 empresas signatárias participantes do projeto e impactar 50 mil trabalhadores.
Os resultados foram para além do esperado:
- quase 60 empresas signatárias, com apoio do C-level;
- mais de 170 organizações estão em processo de adesão ao programa;
- mais de 216 mil trabalhadores impactados pelas ações do MGBE;
- 10 empresas premiadas com o Selo Gerar Bem-Estar, por sua pontuação no índice de maturidade em programas de bem-estar (metodologia Aon); e
- dois cursos sobre framework e comunicação.
“Acreditamos que o sucesso das empresas está ligado ao desenvolvimento social, mental e físico de seus funcionários. Desejamos promover nas organizações uma cultura de qualidade de vida, a partir do conhecimento sobre todas as dimensões do bem-estar: física, emocional/mental, ambiental, financeira, ocupacional, social, intelectual e espiritual”, explicou a diretora de Expansão e Mercado da ABQV, Ana Carolina Peuker, no 1º Encontro Mensal ABQV de 2024, realizado no dia 13 de março, no auditório do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
Com o tema “Transformando desafios em oportunidades: Insights para programas de bem-estar e qualidade de vida efetivos”, o encontro também reuniu empresas signatárias do MGBE, que apresentaram seus cases reconhecidos pelo Prêmio Nacional de Qualidade de Vida (PNQV), em 2023, e com o Selo Gerar Bem-Estar, do patrocinador institucional Aon, no ano passado.
Leia também: Movimento Gerar Bem-Estar estimula a promoção da saúde e a prevenção de doenças no ambiente corporativo
Propósitos para 2024
Segundo a diretora, os propósitos para este ano são aprofundar e ampliar o alcance do MGBE, fortalecendo seu impacto e influência na promoção da saúde e do bem-estar nas empresas. Também tem como meta:
- alcançar 150 empresas signatárias;
- impactar 250 mil empregos; e
- capacitar 700 líderes no método dos quatro Cs, que objetiva gerar valor para as pessoas, empresas e organizações de diversos segmentos e tamanhos, e é baseado em:
- Conscientizar – sobre a importância das ações de bem-estar e qualidade de vida no trabalho;
- Conhecer – as melhores práticas nacionais e internacionais para a gestão de saúde e bem-estar corporativo;
- Compartilhar – cases de iniciativas de saúde e qualidade de vida, propiciando insights e conhecimento e gerando um ciclo virtuoso em prol do bem-estar no trabalho; e
- Conectar – pessoas que lideram e apoiam iniciativas de saúde e bem-estar em empresas e organizações de diferentes portes e segmentos.
“Nosso objetivo é criar um movimento transformador, onde as empresas se comprometam verdadeiramente com a promoção da saúde e do bem-estar de seus colaboradores. Queremos incentivar práticas positivas que gerem impacto não apenas nas organizações, mas também em toda a sociedade”, disse Ana Carolina.
Benefícios
Ao aderir ao MGBE, as organizações têm acesso a uma série de benefícios, incluindo apoio especializado, recursos exclusivos, networking com outras empresas comprometidas com o bem-estar e a oportunidade de participar de programas
e iniciativas inovadoras.
Por que aderir à iniciativa?
De acordo com a diretora, a proposta do Movimento é transmitir conhecimento assertivo e confiável para as pessoas sobre as dimensões do bem-estar, determinantes sociais de saúde e incentivar as empresas a efetivarem desde pequenas ações até programas de saúde e bem-estar mais estruturados, pois este caminho é o único que irá garantir um futuro mais adequado e próspero.
Também fortalecer a cultura organizacional até melhorar a satisfação e a produtividade dos colaboradores. Além disso, as empresas que participam do MGBE têm a oportunidade de se destacar como líderes em responsabilidade social e sustentabilidade.
Pelo Movimento Gerar Bem-Estar, a ABQV tem a ambição de chegar em 2030 com trabalhadores com mais saúde, por meio do comprometimento das organizações e instituições expresso pela ação de suas lideranças. A pretensão é impactar a vida de mais de 500 mil trabalhadores.
Ações bem-sucedidas
O primeiro Encontro Mensal da ABQV no ano reuniu cerca de 100 participantes – profissionais que atuam na promoção da saúde e da qualidade de vida nas organizações e integram a comunidade da Associação.
A partir da apresentação de cases das empresas signatárias do MGBE: Tata Consultancy Services, Hospital Adventista de Manaus e MARS, os participantes tiveram informações sobre ações bem-sucedidas de promoção da saúde no ambiente corporativo, que trouxeram resultados efetivos aos seus trabalhadores e às organizações.
O público presente e on-line ainda obteve informações relevantes sobre como a resiliência das pessoas move as organizações, apresentadas pelo diretor médico de Saúde, Bem-Estar e Analytics da Aon Brasil, Ubaldo Fonseca. Ele explicou que a partir da experiência do colaborador com programas efetivos de qualidade de vida, gestão estratégica da saúde com práticas de bem-estar e jornada baseada em dados, é possível prever e gerenciar os custos com os planos de saúde corporativos e embasar as melhores decisões em busca da sustentabilidade do negócio.
Confira como foi o evento, assistindo ao teaser aqui!