Atenção à saúde e controle das doenças são requisitos primordiais para melhorar a qualidade de vida e a capacidade produtiva da população
1 de maio de 2023Promover ações para uma maternidade plena também é compromisso com o bem-estar dos colaboradores
1 de maio de 2023Iniciativa parte do princípio de que o sucesso das empresas está ligado à valorização do bem-estar no ambiente corporativo
O Movimento Gerar Bem-Estar (MGBE) – iniciativa da Associação Brasileira Qualidade de Vida (ABQV) – segue firme na missão de promover a cultura da saúde nos ambientes empresariais, estimulando a prevenção de doenças e a promoção da saúde no contexto laboral, por meio da implementação de programas e iniciativas de bem-estar e qualidade de vida.
Nessa perspectiva, durante a primeira reunião oficial do MGBE, realizada em maio, Ana Carolina Peuker, diretora de Mercado e Expansão da ABQV, ressaltou a relevância de proteger a reputação das empresas, evitando que sejam reconhecidas por uma cultura tóxica que prejudica seus colaboradores.
“Assim como as empresas desejam evitar a imagem de poluidoras, também não desejam ser conhecidas como locais que não cuidam de seus trabalhadores. Nesse sentido, a comunicação desempenha um papel crucial ao difundir boas práticas e estabelecer uma abordagem estratégica que integra saúde e bem-estar aos negócios”, afirmou a diretora.
A proposta da iniciativa parte do princípio de que o sucesso das empresas está ligado ao desenvolvimento social, mental e físico de seus colaboradores, especialmente em um momento pós-pandemia.
“Desejamos promover ambientes de trabalho saudáveis e, com nossos parceiros e apoiadores, difundir uma cultura sustentável de bem-estar e qualidade de vida nas organizações”, destacou a presidente da ABQV, Rita Passos.
Comunicação consistente
Já Gabriela Almeida Ruegger Cardoso, diretora de Comunicação da ABQV, ressaltou a importância da consistência na comunicação do Movimento Gerar Bem-Estar.
“É fundamental garantir uma linguagem que aproxime e gere engajamento, simplificando informações para atender às necessidades do público-alvo. Além disso, o uso de materiais visuais e a escolha adequada dos canais de comunicação contribuem para um impacto mais efetivo”, explicou.
A comunicação estratégica, segundo Gabriela, aliada às ações planejadas, possibilita resultados mais assertivos e fortalece a busca pela qualidade de vida no ambiente de trabalho. O engajamento de todos é fundamental para alcançar a plena qualidade de vida no trabalho e colher os benefícios tanto para os trabalhadores quanto para os negócios.
Cultura da empresa
Para Izabella Camargo, embaixadora do MGBE, esperar a cultura da empresa mudar para tomar alguma decisão não é compensativo.
“É claro que se eu, como indivíduo, estou na empresa e não vejo nenhum movimento para a mudança da cultura, isso me deixa menos empolgado. Mas não deveria ser assim, porque só nós somos responsáveis pela nossa saúde”, ponderou.
Por meio de uma comunicação estratégica alinhada às boas práticas e ao compromisso das empresas, o MGBE fortalece uma cultura organizacional saudável, valorizando a qualidade de vida no trabalho como um pilar fundamental para o sucesso e o bem-estar de todos.
Para mais informações sobre o Movimento Gerar Bem-Estar e como aderir à iniciativa no site www.gerarbemestar.com.br.