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Embora não seja um conceito necessariamente novo (seu uso no Brasil data de meados dos anos 70, muito por conta do trabalho de Saul Bekin, que criou e popularizou o termo), muitos departamentos de RH ainda enfrentam obstáculos para entender o que funciona ou não nesse tipo de iniciativa.
Por isso, é sempre importante repassar os aspectos básicos sobre o tema e entender melhor como as estratégias corretas podem fazer toda a diferença no sucesso de um empreendimento.
O que é e como funciona o endomarketing nas empresas
Um negócio interessado em atrair consumidores pode investir em marketing para ganhar mais visibilidade. Assim, a marca se torna conhecida e demonstra seu potencial em oferecer determinadas soluções, satisfazendo e fidelizando clientes.
Por sua vez, o endomarketing (também chamado de marketing interno) engloba àquelas ações voltadas para o público interno de uma empresa. Dessa forma, a expectativa é de que a percepção positiva de como é trabalhar naquele local cresça com o tempo.
No longo prazo, isso se traduz em equipes mais satisfeitas e produtivas, contribuindo para indicadores positivos em diversos aspectos (como absenteísmo, presenteísmo e rotatividade, por exemplo).
Cabe destacar que endomarketing e comunicação interna não são necessariamente sinônimos: embora alinhar a forma como as informações são trocadas seja indispensável, as ações de marketing voltadas aos colaboradores vão além de meros comunicados sobre as atividades do dia a dia.
Estratégias que colocam o endomarketing lado a lado do RH
Apesar do nome, o endomarketing não é conduzido exclusivamente por profissionais da área de marketing “convencional”. É por meio da interação com os profissionais de recursos humanos que se torna possível mapear demandas, determinar ações e acompanhar os resultados obtidos com os investimentos feitos.
Em princípio, as ações que podem ser implementadas para alcançar tais objetivos são bem diversas. Elas vão desde palestras de conscientização sobre cuidados com a saúde até a promoção de eventos em datas específicas, entre outras abordagens, que envolvem:
- implementação de programas de benefícios alinhados às necessidades e demandas dos colaboradores;
- distribuição de conteúdo personalizado e relevante nos canais internos de comunicação;
- espaços para interação e trocas de experiências entre ocupantes de cargos de diversos níveis;
- treinamentos, workshops e palestras personalizadas sobre temas pertinentes (como estratégias de prevenção do adoecimento físico e mental);
- comemoração de datas especiais (aniversários, Natal, Páscoa etc.);
- eventos de integração, como dinâmicas em equipe;
- manutenção de canais de sugestões, nos quais colaboradores podem contribuir para melhorias nos processos e ambiente de trabalho;
- programas de qualidade de vida (que podem incluir rotinas de exercícios de ginástica laboral ou disponibilização de atendimento psicológico, entre outras alternativas voltadas ao reforço do bem-estar).
Junto a cada estratégia elaborada e colocada em prática, é preciso ainda prever formas de colher os feedbacks de quem foi efetivamente alcançado por ela. Só assim é possível entender posteriormente o que está funcionando de verdade para cada negócio.
Além disso, tal cuidado reforça junto aos colaboradores a sensação de que eles são ouvidos e de que a opinião de cada um é levada em conta na definição dos rumos do empreendimento.
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Benefícios dessa abordagem para a qualidade de vida no ambiente de trabalho
Inegavelmente, os ganhos obtidos com estratégias eficientes de endomarketing vão além do aumento da produtividade e da melhoria de indicadores importantes para um negócio. Logo, é possível observar aspectos que envolvem:
- aumento da satisfação individual;
- ampliação da motivação no cotidiano profissional;
- melhoria do clima organizacional, com redução de conflitos internos e maior companheirismo entre colegas de trabalho;
- crescimento da reputação do negócio, inclusive fora do ambiente de trabalho, facilitando a atração de novos talentos;
- fortalecimento da marca perante o mercado, uma vez que o endomarketing muitas vezes gera uma divulgação espontânea nas redes sociais ou mesmo no boca a boca;
- aprimoramento do bem-estar, o que se converte não apenas em mais produtividade, como também em saúde e qualidade de vida
Ou seja, mais do que uma obrigação ou preocupação, toda ação de endomarketing encabeçada pelo RH deve ser vista sempre como um investimento que, se bem planejado, pode trazer retornos que dificilmente seriam alcançados de outra forma.
Aproveite e confira também por que a busca pela felicidade no trabalho precisa fazer parte da cultura organizacional das empresas.
Referências
Endomarketing: o que é, qual a importância e 7 estratégias
https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/endomarketing-nas-empresas
O que é Endomarketing? Entenda a importância para a satisfação dos colaboradores
https://rockcontent.com/br/blog/endomarketing/
Dicas para desenvolver uma estratégia de endomarketing na sua empresa
https://www.alura.com.br/empresas/artigos/endomarketing?srsltid=AfmBOornOBAS9fADvbwy_VKgzywobaAx7wAGQ_xdqWNVsdnf0NaxH_Nc