
Portaria adia vigência da nova NR-1, que trata de riscos psicossociais no trabalho, para maio de 2026
19 de maio de 2025
Como o job crafting aumenta o engajamento e a satisfação profissional
11 de junho de 2025Iniciativas de diversidade e inclusão têm se tornado pilares essenciais para empresas que buscam promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Ou seja, ao contrário do que se possa imaginar, essas práticas não apenas refletem valores éticos e sociais, mas também impactam diretamente o bem-estar corporativo, a satisfação dos colaboradores e os resultados organizacionais.
Portanto, o tema jamais deve ser ignorado. E vale a pena explorar o cenário atual das ações com esse objetivo para entender quais os benefícios dessas práticas para empresas e indivíduos.
Um panorama a respeito da diversidade e inclusão em espaços profissionais
De modo geral, a diversidade é a característica de locais de trabalho onde diferentes tipos de pessoas estão presentes, considerando histórias de vida, culturas, raças, idades, gêneros, orientações sexuais, corpos, deficiências, entre outras particularidades.
Já a inclusão é o termo que engloba as iniciativas que visam reconhecer, integrar e promover segurança, respeito e acolhimento por meio de ações afirmativas. Isso inclui, por exemplo, processos seletivos mais inclusivos ou mesmo adaptações necessárias às singularidades de cada um.
Seja como for, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho, a consolidação da diversidade e da inclusão é uma preocupação para cerca de 90% das empresas consultadas na pesquisa “Diversidade Aprendiz“.
Além disso, 87% dos entrevistados (que somaram pouco mais de 300 pessoas, em organizações de diferentes perfis) afirmaram que suas empresas gostariam de ser reconhecidas por valorizar a diversidade. Nesse universo, 78% dos negócios apontam divulgar vagas encorajando a candidatura de grupos marginalizados, embora não o façam de forma estruturada.
No mais, 60% daqueles que responderam à pesquisa acreditam que o número de pessoas que fazem parte de minorias cresceu em suas companhias nos últimos anos.
Na prática, isso significa que a valorização da diversidade é relevante, embora muitos negócios ainda não adotem estratégias detalhadas para concretizá-la devido a uma série de fatores (que vão desde a falta de estrutura até a necessidade de reformulação da cultura organizacional).
Alguns exemplos de estratégias eficientes na busca por esse objetivo
Para que as ações de inclusão sejam efetivas, é sempre necessário ir além do discurso e adotar medidas concretas e com o devido planejamento. Entre as mais pertinentes e capazes de trazer resultados positivos nesse objetivo estão:
- programas de recrutamento inclusivo para eliminar vieses inconscientes na escolha de novos colaboradores. Isso pode ser feito também com uma reserva de vagas para grupos minorizados;
- reforço na capacitação, com treinamentos, workshops e campanhas sobre diversos temas, inclusive o combate ao racismo, à misoginia e à LGBTQIA+fobia;
- estabelecimento de políticas internas claras, com condutas para coibir a discriminação e quaisquer outros comportamentos inadequados;
- consolidação de comitês de diversidade e inclusão, nos quais esses indivíduos podem fazer sugestões e recomendações de como melhorar o espaço de trabalho;
- adaptações físicas necessárias para ampliar a acessibilidade;
- aumento da diversidade também em postos de liderança;
- respeito a toda legislação sobre o tema, conforme o tamanho e a área de atuação da empresa.
É claro que aquilo que funciona para um negócio talvez não seja suficiente para atender as necessidades de outro.
Logo, ao mesmo tempo em que se deve agir para mudar o cenário com tais abordagens, o acompanhamento dos resultados é indispensável e evita que o desejo pela mudança fique apenas no papel sem trazer os retornos esperados.
Leia também: O que é a comunicação não violenta (CNV) e como aplicar no ambiente de trabalho
Os benefícios dessas iniciativas para pessoas e empresas
A promoção da diversidade e da inclusão é o tipo de iniciativa em que as vantagens são amplas o suficiente, englobando tanto os indivíduos quanto o organismo como um todo.
De modo geral, as empresas podem notar:
- ganhos na capacidade de inovação, uma vez que times diversos trazem perspectivas diferentes, estimulando soluções inovadoras;
- aprimoramento na atração e retenção de talentos, considerando que profissionais buscam empresas que valorizam a inclusão;
- avanços na reputação, fazendo com que a empresa seja melhor vista por clientes e investidores;
- incrementos na produtividade, por conta do aumento no engajamento de colaboradores que se sentem verdadeiramente incluídos.
Diante de tudo isso, um relatório da consultoria McKinsey mostrou que empresas com equipes mais diversas têm uma chance 9% maior de superar os resultados financeiros de suas concorrentes.
Mas é claro que os benefícios não são apenas financeiros. Os colaboradores também conseguem aproveitar esses ganhos em outros aspectos, que incluem:
- ampliação do bem-estar psicológico, já que esses ambientes tendem a ser mais saudáveis e menos estressantes ao proporcionar um maior senso de pertencimento;
- acesso igualitário a chances de crescimento profissional;
- maior engajamento nas tarefas e criação de laços de confiança mais sólidos entre colaboradores de diferentes níveis;
- estabelecimento de uma cultura organizacional mais acolhedora e humana.
Em resumo, a mensagem que deve sempre ficar é que elementos de diversidade e inclusão são fundamentais para construir ambientes de trabalho mais justos, saudáveis e produtivos. No entanto, a jornada rumo à inclusão plena exige comprometimento contínuo, com ajustes sempre que necessário.
Ainda nesse tema, aproveite e saiba mais: tendências de bem-estar no trabalho incluem o combate ao etarismo e o estímulo à neurodiversidade.
Referências
Empresas estão atentas à diversidade, mas inclusão de grupos populacionais vulneráveis ainda é desafio no mundo corporativo, diz pesquisa
Diversidade e inclusão: conceito, diferenças e como prover nas empresas
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/diversidade-e-inclusao
Diversidade nas empresas: quais as vantagens, importância e como promover
https://www.meioemensagem.com.br/marketing/diversidade-nas-empresas
Diversidade e inclusão
https://educacao-executiva-in-company.fgv.br/insights/artigos/diversidade-e-inclusao
A diversidade importa cada vez mais: o valor do impacto holístico