Entenda o que a atualização da NR-1 traz de novo para a segurança do trabalho
18 de dezembro de 2024O começo de um novo ano é sempre uma oportunidade para que todos os profissionais se atualizem sobre o que está movimentando o mercado.
Dessa forma, buscar saber mais sobre as tendências de RH para os próximos 12 meses é um passo importante para traçar estratégias de gestão de pessoas cada vez mais efetivas.
Com isso, é possível garantir, entre outros pontos, equipes mais engajadas e ambientes corporativos mais saudáveis e produtivos, fazendo com que todos os envolvidos no dia a dia do negócio sejam capazes de enfrentar os desafios da rotina de qualquer área de atuação.
Mas, afinal, o que é esperado para 2025?
1. Ampliação da flexibilidade nos regimes de trabalho
No início da pandemia de COVID-19, que em 2025 completará cinco anos, a adoção de modalidades de trabalho à distância foi uma saída emergencial. Todavia, mesmo com o momento de retomada das atividades presenciais, trabalhar de casa com flexibilidade de horários se tornou prioridade para grande parte dos profissionais.
De acordo com um levantamento feito pela consultoria Robert Half ao longo de 2024 com mais de 2.200 pessoas, em cargos de diferentes níveis, esse modelo de trabalho mais flexível era o segundo benefício mais desejado pelos profissionais, atrás apenas de bônus previamente acordados.
O motivo pode ser explicado pelos dados coletados pelo Escritório Nacional de Estatística do governo do Reino Unido apontando que trabalhadores em home office ou regime híbrido gastavam menos tempo com deslocamentos. Como consequência, eles tinham mais espaço livre para descansar, dormir e se dedicar às atividades físicas.
Seja como for, cada empresa deve analisar as possibilidades e entender como determinado modelo contribui para alcançar os resultados esperados em diferentes indicadores.
2. Uso de tecnologia para aperfeiçoamento e automação de processos
O potencial de disrupção de tecnologias como a inteligência artificial também alcança as tendências no RH. Com o aprimoramento desses mecanismos, o profissional da área pode agilizar diversas tarefas que antes exigiam o empenho de várias horas.
Assim, é possível utilizar ferramentas capazes de filtrar competências em processos seletivos, facilitar a comunicação entre as diversas áreas de uma organização ou mesmo a gestão de benefícios no dia a dia do negócio.
Contudo, como toda novidade, é preciso ainda considerar eventuais obstáculos no aproveitamento pleno do que a tecnologia tem a oferecer.
De acordo com dados da Gartner, outra consultoria do setor, líderes de recursos humanos acreditam que a IA pode incrementar em até 23% a produtividade. Porém, outras pesquisas sobre o tema mostraram também que 47% dos colaboradores não sabem dizer como isso seria possível, mesmo já usando tais recursos.
3. Aperfeiçoamento das decisões orientadas por dados
Junto da introdução de novas tecnologias, cresce também a quantidade de dados criada por cada colaborador em todos os momentos da sua jornada.
E, claro, essas informações podem ser úteis na condução de uma estratégia de recursos humanos, desde aprimorar as contratações até oferecer feedbacks e avaliações mais pertinentes e precisas.
Mas, para que o uso de dados surta o efeito esperado, é preciso primeiro garantir que os profissionais de recursos humanos tenham acesso às habilidades necessárias para interpretar as informações e encontrar insights verdadeiramente úteis no mar de informações disponíveis.
4. Novas abordagens para avaliação de desempenho
Não é de hoje que as ferramentas de feedback fazem parte da atuação de qualquer RH. Mas, para 2025, a expectativa é que elas sejam aprimoradas para que cada colaborador possa se sentir acolhido e ouvido.
Por isso, dos estagiários à direção, todos devem ser continuamente estimulados sobre a importância de trocar experiências, sempre de forma autêntica e confortável.
Tais informações podem orientar a necessidade de ajustes ou o incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades, não apenas visando o cumprimento de metas e objetivos, mas com a intenção de promover o crescimento de cada um.
Leia também: As melhores maneiras de lidar com a pressão no trabalho e o que o RH pode fazer para minimizar a situação
5. Preocupação permanente com a saúde e o bem-estar geral
Dados de um levantamento feito pelo portal InfoJobs mostram que 90% dos brasileiros trocariam de emprego por conta da saúde mental, felicidade ou satisfação profissional.
Ou seja: vários indicadores podem despencar a partir do momento em que o espaço profissional se torna motivo de adoecimento físico e psíquico.
Por consequência, é difícil separar os resultados de uma empresa da sua capacidade de garantir ambientes de trabalho verdadeiramente saudáveis.
Assim, com o novo ano, políticas de promoção do bem-estar prometem ganhar ainda mais espaço. Elas podem abranger a distribuição personalizada de benefícios, compatível com as necessidades identificadas, e a reformulação da cultura organizacional.
Este item da lista de tendências do RH para 2025 também engloba as atualizações pertinentes para fazer frente às novas diretrizes de regulamentação. A atualização da NR-1, por exemplo, torna obrigatório que as empresas mapeiem e mitiguem seus riscos psicossociais.
Aproveite e entenda também por que a qualidade de vida é uma prioridade para as novas gerações.
Referências
Tendências no RH para 2025 – Parte 01
Top 5 Priorities for HR Leaders in 2025
Pesquisa de Benefícios l Robert Half
Who are the hybrid workers?
Tendências de RH para 2025: as 10 principais inovações para um futuro estratégico
https://www.startse.com/artigos/as-tendencias-do-rh-para-2025-um-olhar-estrategico-sobre-o-futuro
12 tendências no RH em 2025 para sua empresa acompanhar e se preparar