
Por que os benefícios flexíveis vêm se tornando uma tendência cada vez mais forte
26 de fevereiro de 2025
Apoio emocional no trabalho: entenda o papel da liderança
26 de março de 2025A compreensão sobre a importância do capital humano para o crescimento de um negócio tem se tornado cada vez mais ampla, fazendo com que o mundo corporativo tenha que se adaptar a novos cenários.
Depois de movimentos como o quiet quitting ou climate quitting, profissionais de todos os segmentos estão se tornando mais exigentes e procurando empregos que atendam às suas necessidades pessoais e de carreira.
Prova disso é que, em 2024, o Brasil atingiu um recorde histórico de 8,5 milhões de demissões voluntárias. A pesquisa foi divulgada pela LCA Consultoria Econômica, com base nos dados do Ministério do Trabalho, e noticiada em diferentes veículos de comunicação.
Diante disso, a retenção de talentos se tornou uma preocupação para as lideranças e a gestão de pessoas, agora engajadas em encontrar maneiras de aumentar a satisfação do time.
Leia mais: Mantenha e incentive o engajamento no trabalho híbrido com nossas 7 dicas
O que caracteriza a retenção de talentos?
De forma geral, são todas as ações que visam manter os colaboradores engajados e motivados com o trabalho a partir do momento da contratação. Elas podem englobar desde benefícios e planos de carreira até o ambiente, cultura organizacional e relações interpessoais.
Além de garantir a permanência e a produtividade do time, a retenção de talentos também contribui com a melhora dos processos internos e o balanço financeiro da empresa, já que pode reduzir custos com o absenteísmo, afastamentos por quadros de saúde mental e novas contratações.
Vale ressaltar que, na hora do recrutamento para novas vagas, encontrar profissionais que estejam alinhados com os valores da empresa e concordem com o modelo de trabalho e benefícios oferecidos já é uma maneira de amenizar a possibilidade de uma demissão. Isso é tão importante, portanto, quanto a avaliação do currículo.
Confira também: 5 tendências de RH que devem estar no radar de todo profissional da área em 2025
7 dicas para aumentar a retenção de talentos
Salários competitivos são sempre a primeira coisa a vir na cabeça e com certeza colaboram com as ações. Mas, no dia a dia da empresa, reter talentos requer algumas estratégias mais elaboradas. Confira abaixo o que fazer!
1. Revisite o pacote de benefícios
Uma pesquisa da Serasa Experian do ano passado revelou que 46,4% dos profissionais consideram o pacote de benefícios como um item importante para concordar com uma proposta de trabalho.
Em paralelo, a Caju, em parceria com a consultoria Provokers, também divulgou um levantamento mostrando que 85% dos colaboradores concordam que isso influencia diretamente na satisfação com o trabalho. E, ainda, 86% consideram as empresas que oferecem benefícios inovadores mais dinâmicas.
Ou seja, além dos clássicos vale-transporte, vale-alimentação e plano de saúde, atualmente, as preferências dos profissionais também giram em torno da qualidade de vida e equilíbrio entre o pessoal e o profissional.
Por isso, a flexibilidade de horários, programas de bem-estar, bônus, auxílio-cultura e auxílio-educação, por exemplo, são outras opções que podem e devem ser consideradas pelas empresas.
1. Invista no crescimento profissional
O plano de carreira não é um assunto novo, mas merece atenção! Afinal, colaboradores que identificam a possibilidade de evoluir dentro da companhia se sentem mais reconhecidos e comprometidos com o trabalho.
Por isso, é importante traçar junto a cada um as expectativas de crescimento, promovendo cursos, treinamentos e oportunidades que gerem mais autonomia e alavanquem a jornada profissional.
Veja mais: Felicidade no trabalho precisa fazer parte da cultura organizacional das empresas
1. Incentive a comunicação aberta
É importante que cada colaborador, independentemente do nível hierárquico, se sinta confortável em expressar suas necessidades e possíveis conflitos para que soluções sejam implementadas e as relações interpessoais fortalecidas.
Além disso, a comunicação da empresa precisa sempre ser clara e transparente para alinhar as equipes e os processos internos. Estimular o diálogo e informar a todos sobre o que ocorre na organização pode aumentar o engajamento e a sensação de pertencimento do time.
1. Implemente a cultura de feedbacks
Um levantamento realizado pela Feedz apontou que 94% dos funcionários trabalham melhor após receberem um feedback. Outros estudos da área também ressaltam que empresas que adotaram esse recurso começaram a apresentar índices melhores de retenção de talentos.
Um feedback constante entre a organização e os colaboradores permite que ambos identifiquem melhorias necessárias e possam caminhar juntos para um ambiente mais saudável. Dessa forma, o vínculo e a satisfação tendem a crescer.
1. Valorize o trabalho de cada um
Todos os colaboradores estão em busca de reconhecimento, não só pelas conquistas, mas pela dedicação diária. Por isso, encontrar formas de demonstrar essa valorização também potencializa a lealdade e a produtividade.
Isso pode ser feito por meio de bônus, premiações, um simples presente ou até mesmo um feedback positivo. O mais importante é que os funcionários estejam cientes do seu valor para a empresa e se sintam vistos por seus esforços.
1. Crie um ambiente corporativo saudável
Tendo em vista que as pessoas passam grande parte do tempo no trabalho, é fundamental que o clima organizacional seja reconhecido como agradável, receptível e respeitoso.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, pessoas mais felizes são 13% mais produtivas. E o ambiente de trabalho também já é conhecido por influenciar na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores, que são fatores decisivos para a permanência no emprego.
Aproveite e confira: Tendências de bem-estar no trabalho incluem o combate ao etarismo e o estímulo à neurodiversidade
1. Promova pesquisas de satisfação
De nada adianta investir em diversas estratégias se elas não estiverem funcionando para o time da sua empresa. Portanto, realizar pesquisas semestrais ou anuais é a maneira mais eficaz de sentir os impactos, medir a satisfação, recalcular o direcionamento dos esforços e implementar melhorias no que for necessário.
Por fim, vale lembrar que as ações de retenção de talentos são ferramentas que aproximam os colaboradores da empresa, bem como demonstram preocupação e acolhimento, transformando-os em parceiros do negócio.
Assim, a relação se torna mais igualitária, colaborativa e sustentável, com resultados positivos e crescimento significativo para ambos os lados.
Referências:
noticiada em diferentes veículos de comunicação
https://blog.caju.com.br/institucional/percepcoes-dos-profissionais-brasileiros-sobre-os-beneficios